Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jet Lag

O que é?
É a síndrome da mudança brusca de fusos horários

Quais os sintomas?
Desconforto, sonolência e/ou insônia, irritabilidade, lentidão de reflexos, dificuldade de concentração e de memória

O que pode influenciar?
Geografia mundial, corpo humano, stress e o meio de transporte utilizado pelo viajante.

Pode Evitar,mas nao é comprovado

De acordo com os pesquisadores argentinos, Viagra tem a capacidade de influenciar no ciclo cardíaco e de regular o nosso relógio biológico rapidamente
Dormir o máximo que você conseguir antes e durante a viagem em si para que você não chegue ao destino final com sono atrasado
Quando chegar, deixe as malas e vá dar uma volta. O Sol é sempre um santo remédio
A Melatonina é um neuro-hormônio produzido pelas glândula pineal e, acredita-se, apresenta como principal função regular o sono. Esse hormônio é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos. Na presença de luz, entretanto, é enviada uma mensagem neuro-endócrina bloqueando a sua formação, portanto, a secreção dessa substância é quase exclusivamente determinada por estruturas fotossensíveis, principalmente a noite.
Evite beber drink alcoólicos antes de dormir, pelo menos no primeiro dia, porque o álcool desregula seu sono
Se o sono for muito grande e precisar dormir assim que chegar tire pequenas sonecas durante o dia e o a dormida em si deixe para a noite. Pesquisas comprovam que isso já reduz em quase 40% os sintomas do jet-lag. Para evitar que você acorde muito grogue depois dessa sonequinha recomenda-se tomar um pouco de cafeína antes de se deitar.
A cafeína demora de 15 a 30 minutos para agir e o recomendável para uma soneca é que ela seja menor que 45 minutos para evitar que você entre no sono profundo responsável pelo “acordar grogue”. Assim, quando você estiver quase lá, a cafeína vai te fazer acordar

Antes da viagem
Alguns dias antes da viagem comece a mudar o seu horário de dormir. Se for para o oriente, tentar ir dormir mais cedo e acordar mais cedo. Se for para o Ocidente, tentar dormir mais tarde e acordar mais tarde.
Planeje chegar de dia, de modo a aproveitar a luz natural mais intensa e iniciar assim a sua adaptação.

Durante o voo
Ajuste o seu relógio para a hora local do seu destino logo após a entrada a bordo do avião. Tome cuidado, caso você tenha que fazer conexões em cidades que possuam o fuso horário diferente do fuso do seu destino final.
Uma pesquisa feita por cientistas, em Israel, mostrou a existência de um relógio biológico que está relacionado a comida. E que este, pode exceder o relógio ligado à luz do dia e ao escuro da noite, principal regulador das atividades corporais. Com alimento disponível, o sistema funciona normalmente, mas sem o alimento, o relógio alimentar excede o principal relógio do corpo, mantendo o ser humano acordado até encontrar comida. Se alguém viaja do Brasil para a Austrália, precisa ajustar o relógio em aproximadamente 11 horas. Como o relógio biológico somente pode ajustar pequenas diferenças de horário por dia, é necessário cerca de uma semana para o ajuste. Mas, se você adaptar o seu horário de alimentação, pode ser capaz de pela modificação do relógio alimentar se ajustar mais rapidamente ao novo horário. Evitar se alimentar no avião e comer logo que o avião aterrizar pode ajudar o ajuste necessário evitando os desagradáveis sintomas do jet lag.

Após a chegada
Tente chegar ao seu destino durante o dia, para poder expor-se a luz natural que irá contribuir para a sua adaptação.
Tente entrar no ritmo do local do seu destino, isto é, faça as suas refeições à hora local e evite ir para cama antes do pôr do sol.
Tente dormir bastante durante a sua primeira noite após a chegada.
Evite a a ingestão de comprimidos para dormir, pois estes irão confundir o seu organismo ainda mais.

REFERENCIA
http://cev.org.br/comunidade/treinamento/debate/como-incluir-o-jet-lag-preparacao-atletas

Nenhum comentário: